Nelson é uma cidade na costa leste da Tasman Bay, e é o centro econômico e cultural da região de Nelson. Fundada em 1841, é a segunda mais antiga da cidade estabeleceu-se em Nova Zelândia e mais antiga da Ilha do Sul e foi proclamada a cidade por carta régia em 1858.
Nelson foi nomeado em honra do Almirante Horatio Nelson que derrotou tanto as frotas francesas e espanholas na batalha de Trafalgar em 1805. Muitas estradas e áreas públicas da cidade estão em homenagem a pessoas e embarcações associadas a essa batalha e Trafalgar Street é o principal eixo comercial da cidade. Habitantes de Nelson são referidos como Nelsonians.
Nelson cidade faz fronteira a oeste e sudoeste pelo Conselho Tasman Distrito e no nordeste, leste e sudeste pelo Conselho Distrital de Marlborough. A cidade não incluem Richmond, o segundo maior assentamento da região. A cidade de Richmond tem cerca de 14.000 habitantes, enquanto a cidade de Nelson tem uma população de cerca de 42.888 classificação como nona cidade mais populosa da Nova Zelândia e do centro geográfico da Nova Zelândia.
Nelson é bem conhecida por suas prósperas artes locais e artesanato cena, a cada ano, a cidade organiza eventos populares entre os habitantes locais e turistas, como o Festival de Artes de Nelson. Os prémios anuais Wearable Art começou perto Nelson e um museu local, World of Wearable Art agora mostra ganhando projetos ao lado de uma coleção de carros clássicos.
Nome Maori de Nelson, Whakatū, significa 'construir', 'levantar' ou 'estabelecer'. Nelson é uma das poucas cidades da Nova Zelândia para ter sua própria bandeira.