Whirinaki Forest Park (12 à 15/01/2013)




Árvores altas, rios caudalosos, uma grande variedade de habitats e um passado fascinante se combinam para criar Whirinaki Forest Park. Este foi um dos mais da Nova Zelândia campos de batalha de conservação famosos, onde as pessoas ativamente lutaram para salvar uma magnífica mata nativa.

A beleza de hoje Whirinaki está protegido para todos apreciar através de uma rede global de caminhadas, trilhas, cabanas e uma gama de oportunidades para os visitantes. Whirinaki Forest Park forma uma fronteira entre o plantações de pinheiros exóticos Kaingaroa para o oeste e Te Urewera Parque Nacional para o leste. 



O Forest Park trechos de mais de 55.000 ha de perto Murupara no norte à auto-estrada Napier-Taupo, no sul. O parque é cerca de 100 km ao sudeste de Rotorua passado Murupara em Ruatahuna Road. O parque é administrado e gerido pela Departamento de Conservação.

História e da cultura no início

Maori viveram aqui, provavelmente, enquanto o mais velho árvores ainda de pé. Os habitantes originais da Whirinaki Vale se acreditava ter sido Te Marangaranga.

Eles foram conquistados pelos Wharepakau e sua Tangiharuru sobrinho, descendentes de Toi o grande chefe Maori. Através desta conquista Wharepakau e Tangiharuru, com o seu povo, ocupou o terras nos vales Whirinaki e Rangitaiki e seus descendentes viveram na área desde então. Ngati Whare são descendentes de Wharepakau e consideram se como os guardiões da floresta e Whirinaki manter um grande interesse na gestão do parque. 



Eles também administrar Minginui Village. Ngati Manawa, que residem nas áreas Murupara e Galatea, que diz respeito Tangiharuru como seu antepassado. O nome é Manawa derivada da Manawatu antepassados, Manawaoho, Manawarere e Manawakotokoto. Maori associação com a floresta também é espiritual. Whirinaki protege e preserva as pessoas e lendas do passado, bem como o fornecimento tradicional fontes de alimentos, ervas e materiais de construção para o cultural propósitos. Estes incluem totara para casas de reuniões e outros trabalhos de escultura. O direito de tomar esses recursos é reservado para Maori e surge a partir de seu especial relação com a floresta.

O primeiro Pakeha para visitar a área era o reverendo William Colenso que veio Te Whaiti em 1842. Em 1885 levantamento da Rodovia Estadual proposto 38 começou, mas reuniu-se com a resistência de TUHOE - um confronto em 1889 levou para o estabelecimento de uma delegacia de polícia em Te Whaiti. em do mesmo ano, uma loja foi estabelecida com o wellknown historiador Elsdon Melhor que o lojista. o presença da loja e trabalho de construção de estradas relações gradualmente facilitado entre os Maori e europeus moradores.



Muitos pa, liquidação e hortas antigas permanecem em a floresta como lembretes de longa história da região ocupação. 


Whirinaki Track

Whirinaki Track é a mais alta faixa de tramping do parque. É uma viagem relativamente fácil adequado para pessoas de níveis baixos a moderados de aptidão. Walkers pode viajar de norte a sul do River Road Parque de estacionamento, Minginui ou sul para o norte do Planalto Parque de estacionamento. 



Pode também ser explorada como um circuito (tão descritos) a partir de cada extremidade, ou como parte de um maior andar ligação com o Te Hoe ou Tracks Moerangi. Estacionamento Planalto é de cerca de 43 km ao longo de Minginui estradas florestais. De Minginui, aumente Main Road, (torna-se Estrada do Sul). Após cerca de 30 minutos vire à esquerda na para Pine Milling Road e seguir a trilha Whirinaki "sinais. 



O acesso ao Estacionamento Planalto também através Kaingaroa Floresta via Wairupakau Road, Low Level Road, Wainuki Arterial / Ngapuketurua Road, Kiorenui Road e principal Road, seguindo 'Whirinaki faixa' sinais. permite o acesso para estradas florestais deve ser organizado a partir de Kaingaroa Escritório timberlands em Waiotapu, Sh38. 



Do Napier / Taupo Highway, sair em Pohokura Estrada (entre Waipunga Cataratas Lookout e Rangitaiki pub), atravessar o rio Waipunga e de carro ao norte de 'Whirinaki Track 'sinais em Pine Milling estrada.