O parque foi anunciado em 4 de Março de 1977. Possui uma área de 166.000 ha e é o segundo maior parque florestal na Nova Zelândia. É nomeado após Mount Richmond (1760 metros), um dos picos mais altos do parque. O parque constitui um pano de fundo para Nelson City, o Waimea Plains, e região circunvizinha. Em Marlborough, as montanhas são uma característica dominante dos Vales Wairau e Pelorus.O Richmond Range, uma cordilheira montanhosa irregular com vários picos rochosos "ilha" elevando-se acima 1.700 m, constitui a espinha dorsal do parque, separando os afluentes da margem norte do rio Wairau de outros sistemas fluviais.
Uma série de sulcos menores se encontram ao longo do setor oeste do parque separadas pelos principais rios oeste de fluxo, o Waimea e Motueka, e no leste de escoamento do rio Pelorus.
O parque tem uma história interessante, especialmente de mineração (ouro e cromo) e moagem de madeira. Maori ocupação das zonas costeiras abrigadas cerca de Nelson e Marlborough é bem conhecida. Maori uso das áreas menos acessíveis sertão provavelmente foi limitada ao uso de faixas em torno do perímetro e o funcionamento de um número de pedreiras Argillite dentro do parque. Argillite é um argilito metamorfoseou muito duro usado por maori para fazer ferramentas e armas.
Pelorus Track
A Pelorus Track uma experiência floresta semi-remoto em Mount Richmond Forest Park. Ele leva até o Vale do Pelorus e sobre a Faixa de Bryant, quer ao parque de estacionamento Hacket no Vale anis ou The Brook em Nelson City. Todos os três lados da pista são ideais para piqueniques e passeios de um dia.
Classificada como uma pista de vagar, o Pelorus é um vagabundo 3-4 dia mais adequado para se encaixar, trampers experientes -? Botas são recomendados. Apesar de pontes cruzam os principais cursos de água, existem algumas correntes que podem causar atrasos, depois da chuva.